Após Missão Empresarial na China, empresas chinesas solicitam produtos do Piauí

Através do escritório da Investe Piauí em Xiamen, o governo do Estado vai acompanhar os encaminhamentos iniciados na viagem.

Lyza Freitas
21/10/2024 22h51 - Atualizado há 3 meses
Após Missão Empresarial na China, empresas chinesas solicitam produtos do Piauí
Divulgação: Governo do Estado
Os primeiros resultados da viagem internacional à Ásia, liderada pelo governador Rafael Fonteles, no período de 11 a 17 de outubro, começam a aparecer. Empresas piauienses representadas na Missão Empresarial na China, já estão sendo procuradas pelos chineses com demandas de produtos. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, fez um balanço positivo da viagem e disse que agora o governo do Estado, através da Investe Piauí, vai acompanhar os encaminhamentos iniciados na China. 
Victor Hugo esteve na China também acompanhando agendas governador Rafael Fonteles. “O escritório da Investe Piauí dará todo o suporte aos empresários e ao governo do estado às questões relacionadas à Ásia. Também levamos os empresários a participarem da maior feira de produtos importados do mundo, a Feira de Cantão. Foi uma missão de muito sucesso e nós, enquanto Investe Piauí, vamos acompanhar essas tratativas comerciais que foram iniciadas na nossa Missão”, destacou o presidente.  

O diretor de Mercados Asiáticos, Saulo Castelo Branco, conta que após o matchmaking, o Encontro de Negócios com os empresários do Piauí, promovido pela Investe Piauí durante a Missão na cidade de Xiamen, alguns empresários visitaram empresas, fábricas e indústrias e discutiram sobre processos de produção, além de prospectarem negócios. 
“Nessas visitas, acordos empresariais acabaram sendo reforçados. Importadores chineses demonstram interesse em comprar carne, frango, soja, milho e minério do Piauí. Além disso, empresários do Piauí demonstraram interesse em acessar o mercado chinês, através das redes sociais”, acrescentou Saulo Castelo Branco, que está liderando o escritório da Investe Piauí na China.
Missão Empresarial 
Durante a programação, houve a inauguração do escritório da Investe Piauí em Xiamen, um passo estratégico para a consolidação do estado no cenário internacional. A abertura aconteceu durante a Missão Empresarial, realizada pelo governo do Estado, através da Investe Piauí, com a presença de mais de 80 empresários piauienses, de diversos segmentos, como agroexportação e tecelagem artesanal. O escritório, localizado no complexo Sea World, facilitará o acesso de empresas piauienses ao mercado chinês, promovendo oportunidades de negócios e atração de investimentos, com o apoio do governo de Fujian. 
O Investe Piauí Day, em Xiamen, organizado em parceria com entidades chinesas, conectou os empresários do Piauí que participaram da Missão em um Encontro de Negócios. Com foco na internacionalização e no fortalecimento das relações comerciais bilaterais, o evento proporcionou a troca de experiências e a prospecção de oportunidades na exportação de produtos piauienses, como soja e milho. A agenda reforça o compromisso do Piauí em expandir conexões globais e impulsionar o desenvolvimento econômico.

Ainda na programação da Missão, o presidente Victor Hugo participou da 136ª Feira de Importação e Exportação da China, na cidade de Cantão, uma das maiores do mundo em produtos importados, que reúne mais de 30 mil expositores e 1,15 milhão de novos produtos, como eletrônicos, maquinário industrial e energias renováveis. O presidente da Investe lembrou que a participação dos empresários piauienses cria oportunidades para o estado, facilitando parcerias estratégicas e negócios internacionais, oferecendo um ambiente ideal para explorar mercados e aumentar a competitividade.
Agendas

Junto ao governador, o presidente da Investe Piauí visitou várias empresas, instituições e conglomerados, como a Xiamen Xiangyu Co., Ltd., empresa líder mundial em serviços de cadeia de suprimentos. A Xiamen Xiangyu oferece soluções em logística, desde a aquisição de matérias-primas até a distribuição de produtos, com forte presença em setores como commodities agrícolas, energia, químicos, metais e minerais. 
“Foi demonstrando grande interesse por parte dessa gigante de Xiamen em conhecer os projetos da Hidrovia do Rio Parnaíba e os terminais de grãos e minérios no Porto Piauí, com a solicitação de detalhamento técnico para iniciar tratativas”, acrescentou o diretor da Investe Piauí na China.
Em uma reunião bilateral de Rafael Fonteles com representantes da Xiamen C&D Corporation Limited, uma das maiores estatais da China, Victor Hugo de Almeida apresentou o Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, incluindo o modelo de negócio e o cronograma de etapas, como a Hidrovia e o Porto. A Xiamen C&D demonstrou grande interesse no projeto e nas oportunidades relacionadas à logística internacional de commodities agrícolas e minerais, reforçando o potencial de cooperação entre o Piauí e a empresa. 

FONTE: Governo do Estado
Tags »
Notícias Relacionadas »