O município de Baixa Grande do Ribeiro, localizado no Cerrado piauiense, conquistou o 22º lugar na lista dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Na safra 2023/2024, Baixa Grande produziu cerca de R$ 3,2 bilhões, com destaque para as culturas de soja e milho. A análise utiliza informações da Pesquisa Anual da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE.
Outro município do Piauí que se destacou foi Uruçuí, que aparece na 38ª posição, com R$ 2,4 bilhões em valor de produção, também focado nas principais culturas do Cerrado.
De acordo com Bruno Sérvio, diretor de Infraestrutura da Secretaria de Agronegócio do Piauí (Seagro), o avanço do estado no setor é reflexo dos investimentos em infraestrutura e da melhoria nas vias de escoamento da produção:
"Por meio de investimentos consistentes em infraestrutura, o Estado tem garantido maior competitividade ao setor agrícola."
O Governo do Piauí também desenvolve políticas para modernizar o ambiente de negócios, incentivando a regularização fundiária e a agilidade no licenciamento ambiental, medidas que fortalecem a cadeia produtiva e atraem novos investimentos para o campo.
Além dos números expressivos, Baixa Grande do Ribeiro investe em tecnologia agrícola e práticas sustentáveis, aumentando a produtividade sem comprometer o meio ambiente, o que ajuda a preservar a biodiversidade local.
No panorama nacional, os 100 municípios mais ricos do agronegócio ocupam 33,1 milhões de hectares, representando 34,5% da área total agrícola do Brasil. A classificação considera o valor de produção de 70 culturas entre lavouras temporárias e permanentes.