Nova camisa vermelha da Seleção vira alvo de disputa política nas redes sociais

Torcedores e políticos reagem à escolha da nova cor para o uniforme número 2, prevista para a Copa de 2026.

Redação NX Notícias
29/04/2025 20h47 - Atualizado há 3 dias
Nova camisa vermelha da Seleção vira alvo de disputa política nas redes sociais
Foto: Reprodução

A nova camisa vermelha da Seleção Brasileira, prevista para estrear na Copa do Mundo de 2026, desencadeou uma intensa discussão política nas redes sociais. Embora ainda não oficialmente apresentada pela patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o uniforme alternativo já foi alvo de críticas e dividiu opiniões por conta da cor: vermelho com calção preto, acompanhada do logotipo da Air Jordan, marca do lendário jogador de basquete Michael Jordan.

A informação foi publicada inicialmente pelo site Footy Headlines, especializado em uniformes esportivos, e aponta que o lançamento oficial está previsto para março de 2026. A estreia ocorreria meses antes do mundial que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México.

Nova cor, velha polêmica

Tradicionalmente, os uniformes da Seleção fazem referência às cores da bandeira nacional: camisa amarela com calção azul (titular) e camisa azul com calção branco (reserva). No entanto, o novo design, com tons vermelhos e pretos, reacendeu o debate político, em um país ainda polarizado.

Nos últimos anos, a camisa amarela foi apropriada como símbolo em manifestações da direita e por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, o vermelho — historicamente ligado à esquerda — surge como um suposto "resgate" simbólico do torcedor progressista.

A reação política foi imediata. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou duramente a mudança:

"A camisa da Seleção sempre foi verde e amarela, as cores da nossa pátria. Mudar isso não faz qualquer sentido. É uma afronta a tudo o que sempre representou o orgulho do nosso povo!"

O deputado federal Arthur Maia (União-BA) reforçou a crítica:

"A Seleção é um dos mais expressivos símbolos do nosso país. As cores devem estar relacionadas à nossa bandeira: verde, amarelo e azul celeste."

Até mesmo aliados do governo se posicionaram contra. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou:

"As cores da nossa Seleção não são uma identidade ideológica, mas uma representação do que nos distingue no mundo. Usar outras cores fere essa identidade."

Histórico de camisas vermelhas na Seleção

Apesar da polêmica, a Seleção já usou camisas vermelhas no passado — embora em situações excepcionais:

  • 1917: em jogos contra Uruguai e Chile, quando ambas as seleções usavam branco. Por sorteio, o Brasil usou vermelho;

  • 1936: em amistoso contra o Peru, a Seleção jogou com camisas emprestadas do Independiente da Argentina, que eram vermelhas.

O uso da nova camisa, porém, terá caráter oficial e está planejado para ser o segundo uniforme em competições internacionais.


Notícias Relacionadas »