A atriz Carolina Dieckmann revelou, em entrevista ao videocast Conversa Vai, Conversa Vem, que já perdeu papéis em novelas por ser considerada “bonita demais” ou “com cara de rica”. Apesar de sua aparência ter sido um diferencial positivo no início da carreira, ela afirma que isso também se tornou um obstáculo ao longo do tempo.
"A beleza me fechou muitas portas, não é um papinho, é uma realidade. No começo, realmente me abriu portas, mas agora eu já perdi alguns papéis", contou.
Dieckmann relatou que chegou a se preparar com mudanças físicas para se adequar a um papel. "Eu pintei o cabelo de castanho, coloquei uma lente, botei um aplique, tentei ir para algum estereótipo para fazer outro, mas ele falou 'não'. Por que não tenho cara de cozinheira de comunidade?", desabafou.
A atriz ainda criticou o preconceito estético presente na indústria do entretenimento. "Beleza fecha portas e abre outras. Mas é muito preconceituoso ter cara de rica. Olhar para mim e falar: 'ela tem cara de rica'. O que quer dizer com isso? Que rico tem que ser loiro de olho azul, ter nariz arrebitado?", questionou.
Atualmente no ar como Leila em Vale Tudo, Carolina reforçou que esse tipo de julgamento também é um tipo de preconceito silencioso, reforçado por estigmas sociais e padrões visuais cristalizados ao longo do tempo.