PF investiga grilagem de terras da União no Pantanal sul-mato-grossense

Operação Pantanal Terra Nullius apura fraudes em documentos para apropriação de áreas públicas e venda ilegal de cotas ambientais em Mato Grosso do Sul.

Redação Nx Notícias
08/05/2025 21h13 - Atualizado há 16 horas
PF investiga grilagem de terras da União no Pantanal sul-mato-grossense
Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Pantanal Terra Nullius, com o objetivo de desarticular um esquema de grilagem de terras da União e fraudes ambientais no Pantanal sul-mato-grossense. A ação foi realizada nos municípios de Campo Grande e Rio Brilhante (MS), com cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 3 milhões em bens e valores dos investigados.

As investigações apontam que empresários e fazendeiros, com apoio de servidores da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS), falsificavam documentos para obter titulação ilegal de terras situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado em faixa de fronteira.

O grupo também é acusado de fraudar a emissão e comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e Títulos de Cota de Reserva Ambiental Estadual (TCRAE), mecanismos legais usados para compensações ambientais.

Os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, usurpação de bens da União, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema público e infrações ambientais.

Denúncias anônimas sobre grilagem e crimes ambientais na região podem ser feitas pelo canal oficial da PF:
https://forms.office.com/r/m75tcxze1v


Tags »
Notícias Relacionadas »