Nuvem de cloro confina 160 mil pessoas por 7 horas na Espanha

Incêndio em depósito de produtos para piscinas gerou nuvem tóxica na Catalunha; confinamento atingiu cinco cidades e foi suspenso neste sábado (10).

Redação NX Notícias
10/05/2025 16h29 - Atualizado há 1 dia
Nuvem de cloro confina 160 mil pessoas por 7 horas na Espanha
Foto: Reprodução/X/@BFMTV

Cerca de 160 mil pessoas foram obrigadas a permanecer em casa por sete horas neste sábado (10), após uma nuvem tóxica de cloro se espalhar por cinco cidades da Catalunha, na Espanha. O gás foi liberado após um incêndio atingir um depósito de produtos para piscinas em Vilanova i la Geltrú, cidade localizada a 48 km de Barcelona.

A nuvem se formou durante a madrugada, após a reação química entre o cloro armazenado e a água utilizada no combate ao fogo. Nenhuma pessoa ficou ferida, segundo as autoridades locais.

Diante do risco de intoxicação, os moradores receberam alertas de emergência nos celulares pedindo que mantivessem portas e janelas fechadas. Estradas foram interditadas e o serviço ferroviário suspenso para evitar a aproximação de pessoas à área contaminada.

A ministra do Interior da Catalunha, Núria Parlon, anunciou a suspensão do confinamento ao meio-dia, horário local (7h em Brasília). No entanto, recomendou que crianças, atletas e pessoas com saúde vulnerável permaneçam em casa como precaução.

Os bombeiros alertaram que, caso os ventos mudem, novas ordens de confinamento podem ser emitidas em regiões próximas.


Notícias Relacionadas »