Thiago da Silva Folly, o TH, líder do Terceiro Comando Puro (TCP) e um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro, foi morto durante uma operação do Bope na madrugada desta terça-feira (13), no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. A ação resultou em intenso tiroteio, provocando interdições em vias importantes como a Linha Amarela, que foi bloqueada sete vezes.
TH foi localizado em um bunker no Morro do Timbau, após oito meses de monitoramento com apoio da Subsecretaria de Inteligência. Segundo o comandante da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, a operação foi “cirúrgica” e o traficante era ligado à morte de dois agentes do Bope em 2023. Outros dois homens, apontados como seus seguranças, também morreram após serem baleados e levados ao Hospital Evandro Freire.
Durante a operação, criminosos incendiaram barricadas para tentar conter o avanço da polícia. Moradores relataram que os confrontos começaram por volta das 3h. Vídeos mostram balas traçantes iluminando o céu da região.
O impacto da ação foi amplo: 70 linhas de ônibus foram desviadas na Avenida Brasil e Linha Amarela; 43 escolas municipais foram afetadas, segundo a Prefeitura do Rio, e duas escolas estaduais foram fechadas. A UFRJ suspendeu provas, presença e atividades acadêmicas.
Ainda na madrugada, dois moradores em situação de rua, Diogo Santos (27) e Valfrido Rodrigues (41), foram baleados em um outro ataque, fora da operação policial. Ambos foram socorridos no Hospital Getúlio Vargas. Um deles já teve alta; o outro passou por cirurgia e está fora de risco.