O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, nesta quinta-feira (15), o balanço da Operação Caminhos Seguros, que combate crimes contra crianças e adolescentes. Ao todo, 472 adultos foram presos, 147 adolescentes apreendidos e 80 vítimas resgatadas em ações realizadas em 421 municípios.
A operação integra a Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, reunindo mais de 45 mil agentes de segurança em fiscalizações simultâneas em escolas, abrigos, rodovias e áreas urbanas. Cerca de 300 mil pessoas foram abordadas e 170 mil veículos, vistoriados.
Entre os materiais apreendidos estão 69 armas de fogo, 29 toneladas de drogas e 152 itens com conteúdo de pornografia infantil. O governo destinou R$ 4 milhões para reforçar o efetivo policial.
Segundo Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas da Senasp, além da repressão, a iniciativa promove ações de conscientização e educação. “A ação representa o compromisso firme do Estado brasileiro em proteger nossas crianças e adolescentes da violência e da exploração. Estamos unindo forças, de Norte a Sul do País, para garantir um futuro mais seguro e digno para a infância", afirmou.
A operação segue até o fim de maio e é articulada entre MJSP, PRF, Ministério dos Direitos Humanos, Conselhos Tutelares, MP do Trabalho, polícias estaduais e guardas municipais.