A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), divulgou o perfil socioeconômico dos 22.635 classificados no programa Minha Casa, Minha Vida. Os dados foram organizados pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater).
Segundo os registros, a maioria dos classificados vive atualmente em imóveis alugados ou em situação de coabitação. Também foram identificadas famílias em habitação precária, situação de rua e recebendo aluguel social provisório.
Perfil dos classificados:
Moram de aluguel: 15.410
Em coabitação: 6.487
Habitação precária: 1.689
Situação de rua ou trajetória de rua: 1.080
Aluguel social provisório: 221
A soma dos registros (24.887) é maior que o número de pessoas habilitadas porque os candidatos puderam selecionar mais de uma condição de déficit habitacional. “Durante a inscrição foi permitido ao candidato marcar mais de uma situação relacionada ao déficit habitacional. Por isso, os dados totalizam 24.887 registros”, explicou Maryanne Evangelista, assessora técnica da Semplan.
A análise também apontou os motivos da desclassificação de candidatos. A principal causa foi a ausência de comprovação de déficit habitacional, condição obrigatória no edital.
“O edital exige que o candidato comprove estar em situação de déficit habitacional. Para isso, era necessário selecionar ao menos uma das cinco condições: aluguel, coabitação, habitação precária, situação de rua ou aluguel social provisório. Quem não marcou nenhuma dessas opções foi automaticamente retirado da seleção. Mas, após a conclusão desse processo seletivo, a pessoa terá oportunidade de corrigir/complementar os dados para participar de uma nova seleção prevista para o fim de 2025”, destacou Evangelista.
Desclassificações:
Sem declaração de déficit habitacional: 26.043
Renda incompatível:
Identificados no CadÚnico: 4.151
Divergência com dados autodeclarados: 1.323
As 22.635 pessoas habilitadas seguem concorrendo a uma das 1.008 unidades habitacionais da nova etapa do programa em Teresina.
A consulta individual está disponível exclusivamente no site:
? https://mcmv.teresina.pi.gov.br
É necessário informar nome completo, CPF e e-mail.