Depois das chuvas registradas nesta segunda-feira (11) em bairros de Teresina e cidades como Campo Maior, Piripiri e Pedro II, a previsão é de tempo mais estável nos próximos dias. A Defesa Civil Estadual e o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGRID) registraram acumulados de até 56,6 mm em algumas regiões.
Segundo o climatologista Werton Costa, diretor da Defesa Civil Estadual, as precipitações foram causadas por um canal de umidade que trouxe nuvens carregadas para a região. “Essa situação deve mudar, com tendência de redução das chuvas nos próximos dias”, destacou.
Modelagens do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam diminuição da probabilidade de chuva na Grande Teresina a partir desta terça-feira (12). Algumas áreas do Piauí ainda terão instabilidade, mas com volumes menores que os registrados na segunda-feira.
No centro-sul do estado e no interior do Nordeste, a previsão é de tempo seco, com queda na umidade relativa do ar, aumentando o risco de incêndios florestais. Para o restante do Brasil, o cenário indica estabilidade no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com pouca ou nenhuma chuva e baixos índices de umidade em diversas regiões.