A Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantou, no Centro de Saúde Lineu Araújo, o serviço de fisioterapia neurofuncional para atender pacientes com sequelas motoras causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e distúrbios de movimento. O objetivo é ampliar o acesso à reabilitação especializada na rede pública municipal.
O atendimento é realizado diariamente pela fisioterapeuta Auriane Coutinho e começou em fevereiro de 2025. “Estamos vendo avanços significativos na recuperação dos pacientes, o que reforça a importância de oferecer esse tipo de cuidado na rede pública”, afirmou.
Pacientes podem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por médicos especialistas da rede municipal.
A diretora-geral do Lineu Araújo, Andreia Couto, afirma que o serviço representa um avanço no cuidado integral à saúde. “A implantação da fisioterapia neurológica reforça o compromisso da FMS com a reabilitação como parte essencial do cuidado ao paciente. Os atendimentos têm sido conduzidos com responsabilidade e os pacientes demonstram satisfação com os resultados”, disse.
Uma das beneficiadas é Maria de Fátima da Silva Marques, de 52 anos, que sofreu um AVC e perdeu movimentos no lado esquerdo do corpo. “Estou bem melhor, graças a Deus. O atendimento é ótimo e bem melhor que a clínica que eu estava. Já consigo mexer mais os braços e caminhar, estou melhorando meus movimentos”, relatou.