Duas ações rápidas e precisas de policiais militares salvaram a vida de dois bebês que se engasgaram com leite materno, em Teresina. Os casos ocorreram no sábado (9) e no domingo (10), em regiões diferentes da cidade.
No primeiro caso, uma recém-nascida de 17 dias foi socorrida por uma equipe do 5° Batalhão, durante patrulhamento na zona Leste. O pai abordou a viatura comandada pelo 1° sargento Adão, com apoio do 3° sargento Farias e do cabo Queiroz. Os policiais realizaram a manobra de Heimlich, conseguiram desobstruir as vias aéreas e levaram a criança para a UPA do bairro Satélite, onde recebeu atendimento médico.
No dia seguinte, um bebê de quatro meses chegou desacordado nos braços dos pais ao 17º BPM. O 2º tenente Holanda aplicou a manobra de desobstrução, fazendo a criança voltar a respirar. Participaram também o 1º sargento R. Souza, o 3º sargento Guimarães, o cabo Júlio e o sargento Luiz, da Força Tática do 22º BPM. Após estabilizar a criança, a família deixou o local em veículo próprio.
Nos dois casos, a Polícia Militar destacou a importância do treinamento em primeiros socorros para garantir respostas rápidas em situações de emergência.