O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, apareceu publicamente horas após ser sancionado pelos Estados Unidos com base na Lei Global Magnitsky. Na noite de quarta-feira (30), ele foi visto em um camarote da Neo Química Arena, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, onde fez um gesto obsceno com o dedo médio.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Moraes estava acompanhado da esposa. Ao ser abordado por um torcedor, respondeu: “Vai, Corinthians.” O ministro acenou e sorriu para o público. Não houve tumulto registrado até o fim do jogo.
Esta não foi sua primeira visita ao estádio. Em março, Moraes esteve na final do Campeonato Paulista, quando o Corinthians venceu o Palmeiras.
A presença chamou atenção por ocorrer no mesmo dia em que o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra o ministro. Entre as penalidades estão:
- congelamento de bens nos EUA;
- bloqueio de acesso ao sistema financeiro americano;
- proibição de entrada nos Estados Unidos.
A sanção faz parte da aplicação da Lei Global Magnitsky, usada para punir indivíduos acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. É a primeira vez que a medida atinge uma autoridade de um país considerado democrático.
Além de Moraes, outros sete ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tiveram os vistos revogados por ordem do presidente Donald Trump, na semana anterior.