Piauí adota radiocomunicação digital para reforçar segurança pública

Ferramenta será operada pela SSP-PI e permitirá comunicação integrada, segura e criptografada entre forças de segurança e órgãos parceiros.

Redação Nx Notícias
14/08/2025 22h12 - Atualizado há 5 horas
Piauí adota radiocomunicação digital para reforçar segurança pública
Foto: Ascom SSP-PI

O Governo do Piauí instituiu, nesta quarta-feira (13), o Sistema de Radiocomunicação Digital do Estado do Piauí (SRD-PI), que será gerido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI). A medida, publicada no Diário Oficial, tem como objetivo garantir comunicação segura, integrada e com confidencialidade para serviços públicos essenciais.

O SRD-PI será utilizado por forças de segurança e salvamento do estado, podendo ser ampliado para órgãos federais e municipais mediante acordo de cooperação técnica. “O sistema está à disposição de todas as agências que prestam serviço de segurança no estado do Piauí, sejam do Executivo estadual, da própria União, como a PRF, ou de municípios. Assim, qualquer instituição pode passar a integrar essa rede de rádio, que é segura e criptografada. Esperamos receber guardas civis municipais e agências que trabalham com transporte e fiscalização de transporte”, afirmou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

A estrutura do sistema será organizada com base nas Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública, permitindo que cada RISP tenha um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ou estrutura equivalente para coordenar as comunicações na região.

O projeto já conta com investimentos na entrega de rádios portáteis, móveis e estações fixas para a Polícia Penal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, fortalecendo a integração entre as forças. “Essa é mais uma ferramenta que estará à disposição dos piauienses, e será operada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, cuja inauguração será realizada em breve pelo governador Rafael Fonteles”, completou Anchieta.


Tags »
Notícias Relacionadas »