A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o colírio VIZZ, indicado para o tratamento da presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. Produzido pela LENZ Therapeutics, Inc., o medicamento contém 1,44% de aceclidina e proporciona visão nítida de perto em até 30 minutos após a aplicação, com efeito que dura até 10 horas.
O VIZZ é o primeiro e único colírio aprovado com essa substância para uso diário no tratamento da presbiopia, condição que atinge cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo e que costuma surgir a partir dos 40 anos. A previsão é que o produto chegue ao mercado norte-americano no quarto trimestre de 2025.
Segundo a LENZ, o colírio atua contraindo o músculo esfíncter da íris, aumentando a profundidade de foco sem provocar desvio miópico. Os estudos clínicos de fase 3 apontaram eficácia e segurança, com efeitos colaterais leves e temporários, como irritação ocular, visão turva e dor de cabeça.
Para Eef Schimmelpennink, presidente e CEO da empresa, “A aprovação do VIZZ pela FDA é um momento decisivo para a LENZ e representa uma melhoria transformadora nas opções de tratamento disponíveis para os 128 milhões de adultos que vivem com visão de perto embaçada nos Estados Unidos. Estamos prontos e entusiasmados para lançar no mercado o primeiro e único colírio de uso diário com eficácia comprovada por até 10 horas”. O pesquisador clínico Marc Bloomenstein reforçou que “esta aprovação da FDA representa uma mudança de paradigma disruptiva nas opções de tratamento para milhões de pessoas frustradas e que lutam contra a inevitável perda da visão de perto relacionada à idade”.