OPA ganha destaque no Fórum Econômico Mundial como inovação pública

Programa de Orçamento Participativo Digital do Piauí foi citado como prática inovadora de empreendedorismo público no Brasil em artigo internacional.

Redação Nx Notícias
28/08/2025 00h01 - Atualizado há 1 semana
OPA ganha destaque no Fórum Econômico Mundial como inovação pública
Divulgação

O Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) foi citado em artigo publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como uma das práticas inovadoras de empreendedorismo público no Brasil. O texto foi assinado por Irina Lachowski, membro do Conselho RenovaBR, e Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab.

Criado em 2023 pelo Governo do Estado, o OPA é uma ferramenta digital que aproxima a população do processo de planejamento público, permitindo que entidades e cidadãos apresentem propostas e votem diretamente nas prioridades de obras e serviços em seus municípios.

Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, a menção reforça o caráter inovador do programa. “Na prática, o OPA mostra como a escuta da sociedade, aliada à tecnologia, à transparência e à legitimidade institucional, pode transformar a forma de planejar e governar. Esse reconhecimento é uma conquista para o Piauí e também um convite para que outras regiões do Brasil e do mundo conheçam e se inspirem nessa experiência”, destacou.

Em 2025, o OPA mobilizou mais de 270 mil piauienses, que definiram coletivamente investimentos de R$ 87 milhões. Atualmente, em sua terceira edição (2025-2026), o programa já conta com 564 entidades cadastradas, 1.311 propostas lançadas e 273.890 votos válidos, resultando em 128 propostas eleitas nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

A execução do programa é coordenada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), com apoio da Segov, Seres, Colab e outros órgãos estaduais.

Clique aqui para conferir o artigo.


    Tags »
    Notícias Relacionadas »