O Programa Gás do Povo, lançado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (4), vai garantir a gratuidade do botijão de gás de cozinha para milhões de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. No Piauí, 208.481 famílias já são contempladas e, até 2026, a previsão é de que o benefício chegue a 452.692 famílias.
A iniciativa substitui o Auxílio Gás e amplia o alcance da política pública, triplicando o número de beneficiados em relação ao modelo anterior. Ao todo, 50 milhões de pessoas – cerca de 15,5 milhões de residências – devem ser atendidas em todo o país.
O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família. Durante o período de transição, quem já recebe o Auxílio Gás continuará sendo atendido.
Após a migração, os beneficiários poderão retirar os botijões diretamente em revendas credenciadas, utilizando diferentes formas de autorização: aplicativo Vale Digital, cartão específico do programa, QR Code do Bolsa Família ou atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal.
Para a coordenadora do Cadastro Único na Vigilância Socioassistencial da Sasc, Paula Leite, o novo programa representa um marco na política de proteção social. “O Programa foi criado para substituir o Auxílio Gás, modernizar e garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda”, afirmou.
Ela destacou ainda o impacto do benefício no dia a dia da população. “Estamos falando de políticas públicas que vão além da segurança alimentar, abrangendo também a saúde. Até hoje, muitas famílias ainda utilizam carvão por não terem condições de comprar um botijão de gás. Ou seja, esse programa é um investimento direto na qualidade de vida, na saúde e na segurança alimentar dessas famílias”, concluiu.