Quatro deputados federais do Piauí se manifestaram sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus pela tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11).
O deputado Flávio Nogueira (PT) usou a tribuna da Câmara para defender o julgamento: “Apesar de todas as evidências e provas que revelam a tentativa de golpe, parlamentares da oposição tentam criar uma narrativa para negar os atentados de 8 de janeiro e deslegitimar o julgamento realizado no STF. Mas, pelo bem da história brasileira, usei a Tribuna para defender o julgamento na Suprema Corte. Fiz isso com a convicção de que a pacificação do nosso país só ocorrerá após a punição dos golpistas do 8 de Janeiro.”
Único deputado do PSD no Piauí, Castro Neto afirmou: “O STF cumpriu o seu papel: os envolvidos na trama golpista contra a democracia e contra o Brasil foram condenados. A mensagem é clara, ninguém está acima da lei.”
Também do PT, Florentino Neto destacou: “Condenar aqueles que tramaram um golpe, além de obedecer à Constituição e ao ordenamento jurídico, é uma afirmação histórica pela manutenção do regime democrático.”
Líder da bancada piauiense na Câmara, Merlong Solano (PT) avaliou que a decisão fortalece a democracia: “Dia histórico para o Brasil. O STF formou maioria para condenar Jair Bolsonaro e os outros sete réus envolvidos na tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito. Nossa democracia sai desse julgamento mais firme e mais forte, provando que a justiça brasileira não se curvou diante das ameaças, nem cedeu às tramas que tentaram sabotar a soberania do nosso país. Os responsáveis por esse ataque devem cumprir suas penas. E que fique claro: não cabe anistia para crimes contra a democracia.”
Até o fechamento desta matéria, os demais deputados federais do Piauí não haviam se manifestado publicamente sobre o caso.