Estudante de São Julião representa o Piauí em conferência nacional sobre meio ambiente

Victor Raphael, de 13 anos, apresentou o projeto “Semeando Conscientização: Educar para Preservar”, desenvolvido no Ceti Alice Rocha, e destacou o protagonismo juvenil na preservação ambiental.

Redação Nx Notícias
08/10/2025 17h49 - Atualizado há 5 dias
Estudante de São Julião representa o Piauí em conferência nacional sobre meio ambiente
Divulgação

O estudante Victor Raphael Lopes, de 13 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Alice Rocha, no município de São Julião (PI), representa o estado na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada entre 6 e 10 de outubro, em Luziânia (GO).

Único representante da rede pública estadual piauiense no evento, Victor levou o projeto “Semeando Conscientização: Educar para Preservar”, que promove ações de educação ambiental, cidadania e inovação dentro e fora da escola.

A iniciativa surgiu do desejo dos estudantes de fortalecer o compromisso com o meio ambiente. Em dois meses, foram promovidas atividades como diagnóstico ambiental da escola, mutirões de limpeza, produção de cartazes e uma caminhada ecológica até a Orla do Açude de São Julião, mobilizando toda a comunidade escolar.

“Participar desse projeto me fez entender que cuidar do meio ambiente é também cuidar das pessoas e do futuro”, afirmou Victor Raphael, que também foi responsável pela edição dos vídeos e materiais digitais da iniciativa.

A professora e orientadora do projeto, Louridânya Sousa, ressaltou o impacto da experiência.

“Foi um aprendizado coletivo. Eles pesquisaram, debateram ideias e compreenderam que a sustentabilidade começa nas pequenas ações do dia a dia. Ver o Victor participando dessa etapa mostra que o protagonismo estudantil transforma realidades.”

A conferência reúne cerca de 800 participantes, entre estudantes, professores e representantes das Comissões Organizadoras Estaduais. Durante o evento, os jovens participam de oficinas, plenárias, feiras de projetos e atividades culturais, que culminam na elaboração de um documento coletivo sobre educação ambiental, a ser entregue em Brasília como contribuição às políticas públicas para as escolas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://nxnoticias.com.br/.