Estudantes de Centro de Tempo Integral de Teresina realizam feira sobre soluções tecnológicas

Na Feira Zé Téc, os alunos do Ceti José Pereira da Silva passaram pelas fases de pesquisa, oficinas, palestras e a criação de projetos.

Willame Lucas
21/10/2024 23h20 - Atualizado há 3 meses
Estudantes de Centro de Tempo Integral de Teresina realizam feira sobre soluções tecnológicas
Divulgação: Governo do Estado
Na I Feira Zé Téc, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado no bairro Parque Brasil II, em Teresina, mostraram que o conhecimento tecnológico vai além das salas de aula. A feira tecnológica contou com a participação da comunidade.
O tema da feira “A Tecnologia que muda vidas” está relacionado ao histórico do Centro Estadual em aproximar os estudantes do uso de ferramentas digitais. Segundo o coordenador da feira e professor do componente curricular de Inteligência Artificial, João Denys Pereira, todas as atividades foram pensadas envolvendo tecnologia e inovação.

“A Feira Zé Téc nasceu da ideia de apresentar todos os projetos de inovação que são trabalhados na escola, com uso da IA do Robô Zé, Podcast PodCeti e outros. É uma ação para estimular o desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para o futuro deles’, destacou o professor.

Na feira, os alunos passaram pelas fases de pesquisa, oficinas introdutórias, palestras e a criação de projetos a serem apresentados em espaços de exposições. Foram detalhados os projetos de empreendedorismo, inteligência artificial no dia a dia juvenil, ciências e tecnologia, tecnologia do Cubo Mágico, robótica e outros.
 
O estudante da 2ª série do Ensino Médio, João Henrique Silva Leão Damasceno, aprovou a variedade de projetos apresentados na feira. “Vi experimentos que vou pesquisar para entender melhor como funcionam os protótipos de robótica. Foi incrível ter este contato com diferentes projetos apresentados na feira”, disse o estudante.

Os estudantes repórteres do Podcast PodCeti, desenvolvido pelo Ceti José Pereira da Silva, participaram do evento apresentando o projeto e entrevistando quem passou pelo evento. “A feira foi um momento para ampliarmos nossos horizontes sobre o uso da tecnologia e projetos de outras áreas que podem utilizar inteligência artificial. Tive a oportunidade de entrevistar muitas pessoas e ter esta troca com outras escolas. Foi muito legal”, disse a apresentadora do podcast Livia Maria, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

O secretário Washington Bandeira destaca a iniciativa inovadora da Seduc em incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo do Ensino Médio. “Mais de 120 mil estudantes da Seduc estão cursando a disciplina obrigatória de Inteligência Artificial, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As feiras de conhecimento são espaços ideais para estimular o uso de Inteligência Artificial nas atividades em sala de aula, para que os alunos criem projetos a partir das plataformas digitais, que é uma realidade nas escolas Seduc”, pontua.

FONTE: Governo do Estado
Tags »
Notícias Relacionadas »