Estudantes piauienses ganham a 10ª Expoceti com projeto de IA

Alunos do Ceti de Campo Maior foram premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com ferramenta que cria mapas mentais usando inteligência artificial. Projeto será apresentado na Mostratec, no Rio Grande do Sul.

Redação Nx Notícias
03/07/2025 22h08 - Atualizado há 11 horas
Estudantes piauienses ganham a 10ª Expoceti com projeto de IA
Foto: Ascom Seduc

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior (PI), conquistaram destaque na 10ª Expoceti – Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação, realizada em São Lourenço da Mata, Pernambuco. O projeto apresentado, intitulado “Mindz: o Criador de Mapas Mentais com Inteligência Artificial”, garantiu vaga na Mostratec, feira internacional de ciência e tecnologia que acontecerá em outubro, no Rio Grande do Sul.

A equipe é formada por Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara, todos da 3ª série do ensino médio. Eles competiram na categoria “Engenharias e Robótica”, com o apoio dos professores Rosiana Ibiapina e Nelson Lopes Ribeiro.

O projeto foi desenvolvido a partir da disciplina de Inteligência Artificial, implantada desde 2024 na rede estadual de ensino em tempo integral. A ferramenta ajuda estudantes e professores na criação de mapas mentais automatizados, otimizando o aprendizado e o planejamento das aulas.

Com as várias pesquisas que fizemos, chegamos à conclusão de que a IA pode auxiliar trazendo inúmeras vantagens dentro do ambiente escolar. O Mindz, criado por nós, é um exemplo disso: é uma ferramenta que ajuda os professores no planejamento das aulas e os alunos a aprenderem de forma mais prática, organizada e eficiente, afirmou o estudante Davi Andrade.

Durante a feira, os alunos receberam feedbacks técnicos e iniciaram planos para melhorar a ferramenta, como o desenvolvimento de um sistema individualizado para usuários. Com os feedbacks da Feira, pensamos em aprimorar o Mindz com a criação de um sistema back-end para cada usuário e limitar excessos na geração de conteúdos. Queremos ir além da aplicação web e aprofundar a proposta no contexto da Ciência e Tecnologia, disse Hernandes Neves.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) financiou as despesas da viagem, promovendo um ambiente escolar que valoriza a inovação e a criatividade. Essa conquista mostra o quanto a Educação Pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia, declarou o secretário Washington Bandeira.

A Expoceti reuniu projetos de todo o país e reforçou o papel da escola pública na formação de talentos em áreas estratégicas, como ciência, tecnologia e inovação.


Tags »
Notícias Relacionadas »