O Piauí alcançou 59,82% de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2024, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação. O estado superou os 52% registrados em 2023 e teve o terceiro maior crescimento do país. Sete municípios atingiram 100% de alfabetização infantil, e outros 17 superaram os 95%.
Apesar do avanço, 22 municípios ainda estão abaixo dos 40% e seguem em processo de melhoria, com previsão de avanço nos próximos ciclos. O resultado consolida o Piauí entre os 10 melhores estados do Brasil em alfabetização na idade certa.
Nos últimos anos, o estado estruturou um conjunto de políticas públicas por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), presente nos 224 municípios, mais de 2.700 escolas e cerca de 211 mil estudantes.
A iniciativa se baseia em cinco eixos: Aprendizagem, Cooperação, Gestão, Monitoramento e Valorização Docente. Em 2024, o governo também lançou o programa Alfabetiza Piauí, voltado à alfabetização de jovens e adultos, com bolsas de R$ 800, transporte e alimentação.
O estado recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização na Idade Certa, com o segundo maior número de municípios premiados. Nenhum município piauiense ficou abaixo do padrão básico, segundo o MEC.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, celebrou os resultados:
“Estamos construindo um futuro melhor e mais próspero para nossas crianças. Com formação de qualidade, acompanhamento técnico e metas claras, mostramos que é possível alfabetizar na idade certa. E estamos fazendo isso em regime de colaboração com todos os 224 municípios do Piauí”, afirmou.
Entre os municípios com 100% de alfabetização estão: Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Júlio Borges, Landri Sales, Padre Marcos e Vila Nova do Piauí. Já entre os com mais de 95% estão: Bom Jesus, Jurema, Buriti dos Montes, Arraial, Santa Cruz do Piauí, entre outros.