O mesatenista piauiense Israel Júnior conquistou três medalhas representando o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-13 de Tênis de Mesa, realizado em Cuenca, no Equador. Em sua primeira competição internacional, o jovem levou duas medalhas de bronze e uma de prata, sendo destaque da equipe brasileira de base.
Israel conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Bolsa Atleta, da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi). A convocação para a seleção brasileira veio após sua vitória na Seletiva Nacional Olímpica e Paralímpica, disputada em março, em São Paulo.
Com apenas 12 anos, Israel já acumula títulos importantes nas principais competições escolares do país, como os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Seu desempenho chamou a atenção de técnicos e dirigentes nacionais.
O treinador da seleção brasileira, Willian Kumaki, elogiou o talento do piauiense: “O Israel é um menino diferenciado. Ele tem muito talento, é uma mão muito boa, canhoto. E não fica com medo e nem receio de jogar. Pelo contrário, ele joga aqui como se ele tivesse jogando aí na cidade de vocês e isso é bem legal, ele sabe muito. Tem muita personalidade e fez uma campanha muito boa aqui com o Brasil, conquistou três medalhas. Um ótimo primeiro campeonato Internacional dele, está de parabéns”.
O técnico do atleta, Jânio Dias, também celebrou a conquista: “O Israel foi campeão brasileiro pela seletiva, treinou um mês em São Paulo e estava bem preparado para esse torneio. Apesar do pouco tempo, ele fez um treinamento muito bem feito para o individual e para a dupla. Ficamos um pouco triste porque ele perdeu o individual, mas muito felizes com o resultado final que ele conseguiu”.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, Israel representa o futuro do esporte no estado: “Estamos muito felizes com o desempenho do Israel. Ele é um talento promissor do nosso Estado e tem todo o suporte do Bolsa Atleta para seguir evoluindo e representando bem o Piauí e o Brasil. Essa é a primeira de muitas conquistas que virão”.
A trajetória de Israel segue em ritmo acelerado. Com o Sul-Americano no currículo, o atleta já mira as próximas competições, com foco em alcançar a seleção principal brasileira e, futuramente, disputar uma Olimpíada.