O procurador federal Gilberto Waller Júnior foi nomeado para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta-feira (30).
Waller é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e possui pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele ingressou no serviço público em 1998, como procurador do próprio INSS, tendo exercido funções estratégicas ao longo da carreira.
Entre os cargos ocupados, atuou como corregedor-geral do INSS (2001 a 2004) e subprocurador-geral do INSS (2007 a 2008). Já na Controladoria-Geral da União (CGU), foi ouvidor-geral da União entre 2016 e 2019, e corregedor-geral da União de 2019 a 2023.
Atualmente, exercia o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão vinculado à Advocacia-Geral da União (AGU).
A nomeação ocorre em meio a esforços do governo federal para reorganizar a gestão do INSS e ampliar a segurança institucional e administrativa do órgão, especialmente após denúncias e investigações recentes relacionadas à atuação de entidades junto a aposentados e pensionistas.