A educação pública do Piauí tem ganhado destaque nacional e internacional com sua aposta em inovação digital e uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula. O tema foi um dos principais assuntos abordados na segunda edição do Papo de Governança, realizada nesta sexta-feira (2), no Centro de Convenções de Teresina.
Durante o evento, o secretário de Educação, Washington Bandeira, apresentou os avanços alcançados pela rede pública estadual, destacando que o Piauí é o primeiro território das Américas a tornar obrigatório o ensino de IA na Educação Básica, iniciativa reconhecida pela Unesco. A medida já beneficia mais de 120 mil alunos, que passam a ser preparados para o mercado do presente e do futuro.
A transformação digital da educação no estado também se expressa por meio de ações como o Seduckathon, maratona de inovação com foco em estudantes de cursos técnicos de tecnologia, que este ano levará 130 alunos e 26 professores para uma jornada internacional em seis países.
Além disso, a Secretaria de Educação implantou plataformas de ensino de inglês com suporte de IA, criou Laboratórios de Inovação e Tecnologia, e lançou o Programa de Empreendedorismo Digital em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).
A digitalização também chegou à gestão escolar com a modernização do Portal de Serviços da Seduc, que agiliza o encaminhamento de demandas entre escolas e o governo estadual.
— “Nosso foco é preparar os jovens para esse novo mundo, com ferramentas que vão além do conteúdo tradicional. A gente quer que eles sejam protagonistas no presente e no futuro digital que já está batendo à porta”, destacou o secretário Washington Bandeira.
O evento reforçou o papel da educação como pilar da transformação social e evidenciou que o governo do Piauí aposta em tecnologia com propósito, promovendo inclusão, protagonismo e oportunidades reais para a juventude.