Uma alimentação rica em fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis pode ajudar a manter o sangue limpo e o cérebro funcionando melhor. É o que defende o neurologista Aaron Lord, de Nova York, que revelou os alimentos que consome diariamente por seus benefícios à saúde vascular e cerebral.
Entre os destaques da dieta estão folhas verdes, nozes, tomates, azeite de oliva, mirtilos, gengibre e cúrcuma.
Repolho chinês, pak choi, brócolis e outras verduras são ricos em fibras e nutrientes. Segundo o médico, são ideais para refeições leves à noite. Ele também recomenda o consumo de aspargos — que, apesar de não serem folhosos, têm alto teor de fibras e são fáceis de preparar.
Os tomates são fontes naturais de licopeno, substância com forte ação anti-inflamatória que ajuda a proteger o cérebro do estresse oxidativo. Lord sugere usá-los em saladas, molhos rápidos ou como aperitivo com queijo e manjericão.
Entre as oleaginosas, as nozes são as favoritas do médico por terem o melhor equilíbrio entre as gorduras boas (ômega-3) e as que devem ser consumidas com moderação (ômega-6). São ideais como lanche saudável.
O neurologista afirma que consome mirtilos quase todos os dias. A fruta é rica em flavonoides, antioxidantes naturais que ajudam a proteger o cérebro contra os efeitos do estresse.
Lord usa azeite de oliva em molhos e temperos. A gordura monoinsaturada ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Ele recomenda evitar cozinhar com azeite e usar versões prensadas a frio com ervas e limão para realçar os sabores.
A curcumina, presente no açafrão-da-terra, tem ação antioxidante e pode ajudar a prevenir doenças como Alzheimer. Sua absorção é melhor quando combinada com pimenta-do-reino. O gengibre também aparece como destaque por estimular a clareza mental e ser rico em fibras.