SUS passa a garantir reconstrução mamária para todas as mulheres

Nova lei amplia cobertura para casos de mutilação das mamas, independentemente da causa. Procedimento também será obrigatório nos planos de saúde.

Redação NX Notícias
19/07/2025 16h45 - Atualizado há 2 dias
SUS passa a garantir reconstrução mamária para todas as mulheres
Cirurgia reconstrutiva pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Reprodução/ Internet)

Mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial das mamas passam a ter direito à cirurgia reconstrutiva gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir desta sexta-feira (18). A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após aprovação do Projeto de Lei nº 2.291/2023, apresentado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).

Antes da nova lei, a reconstrução mamária era oferecida apenas nos casos relacionados ao câncer. Com a mudança, o benefício passa a contemplar também vítimas de acidentes, agressões físicas ou qualquer outra situação que resulte na perda parcial ou total das mamas.

Decisão é da paciente

A legislação garante que a mulher tenha autonomia sobre a decisão de realizar ou não o procedimento. A paciente contará com apoio psicológico e equipes especializadas durante o processo de recuperação física e emocional.

“Com essa lei, devolvemos autoestima e cidadania às mulheres, além de reduzir a judicialização e aliviar o Judiciário”, declarou a senadora Margareth Buzetti.

Planos de saúde também devem cobrir

A norma obriga ainda os planos de saúde privados a oferecerem a reconstrução mamária em qualquer circunstância, não apenas nos casos oncológicos, como ocorria até agora.

A expectativa é de que a ampliação beneficie milhares de brasileiras, ao reduzir filas, evitar processos judiciais e devolver qualidade de vida às pacientes.

Benefícios da reconstrução mamária:

- Resgate da autoestima

- Melhora da qualidade de vida

- Resultado estético satisfatório

- Procedimento compatível com tratamentos oncológicos

- Apoio psicológico garantido


Notícias Relacionadas »