O Programa Mais Médicos registrou o maior número de inscrições desde sua criação em 2013, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 16 de maio. Foram 45.792 candidatos, sendo 93% brasileiros – o equivalente a 42.383 médicos.
Do total de inscritos, 25.594 possuem registro profissional no Brasil, enquanto 16.789 brasileiros são formados no exterior. Outros 3.309 são médicos estrangeiros com habilitação para atuar no país. As mulheres representam 58% das inscrições, com 26.864 candidatas.
O edital prevê que médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão prioridade na escolha das vagas. As vagas não preenchidas serão disponibilizadas a brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que seguirão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS).
Médicos reforçarão atendimento em áreas de maior necessidade
O atual edital do programa, lançado em 5 de maio, oferece 3.064 vagas, distribuídas entre 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O foco é o fortalecimento da atenção primária em regiões remotas e socialmente vulneráveis.
O cronograma prevê que os médicos com registro no Brasil, além de brasileiros e estrangeiros já aprovados no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), iniciem as atividades entre 2 e 10 de julho.
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais ativos, atendendo em 4,2 mil municípios. A expectativa do governo federal é chegar a 28 mil médicos atuando em todo o território nacional, garantindo assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, especialmente em áreas com déficit histórico de cobertura em saúde.