Orçamento Participativo (OPA) é tema de debate na Expo Favela 2024

O debate teve como objetivo oferecer um espaço para o cidadão apresentar as suas dúvidas sobre o projeto e entender os impactos do OPA.

Emily Dutra
03/08/2024 14h20 - Atualizado em 03/08/2024 às 14h20
Orçamento Participativo (OPA) é tema de debate na Expo Favela 2024
Divulgação: Governo do Estado do Piauí

O secretário de planejamento, Washington Bonfim, esteve presente na edição piauiense da Expo Favela, realizada nessa sexta (2), para dialogar sobre o Orçamento Participativo do Estado do Piauí (OPA). Com o tema "OPA: Sintonia e Conexão com as Favelas", o debate teve como objetivo oferecer um espaço para o cidadão apresentar as suas dúvidas sobre o projeto e entender os impactos do OPA na transformação e desenvolvimento das comunidades. 

A conversa, que contou com a participação da secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, tratou sobre a participação ativa das associações de moradores e coletivos locais, como representantes das escolhas do povo na organização de projetos e políticas que atendam as demandas da sociedade, além de aproximar o cidadão do poder público. 
 

O secretário Washington Bonfim destacou a importância do OPA e sua relação com a inovação e a democracia digital. “Na realidade, é sempre muito importante falar do orçamento participativo digital do Estado, especialmente aqui no Expo Favela, porque o OPA tem tudo a ver com inovação. Ele usa plataformas digitais para trazer democracia e para direcionar recursos públicos às comunidades mais carentes da zona urbana e rural dos cinco maiores municípios do Estado”, declarou. 

Sobre o evento 

A Expo Favela Innnovation é uma iniciativa da Favela Holding e Central Única das Favelas (Cufa Piauí). O evento de negócios e inovação busca dar visibilidade ao potencial econômico da periferia. Esse ano o evento acontece nos dias 3 e 4 de Agosto no Sesc Cajuína. 

Além da feira, a programação da Expo Favela Innovation Piauí 2024 conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras iniciativas criadas por empreendedores das comunidades da capital e do interior do estado. 

Toda programação é gratuita e aberta ao público. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Equatorial Piauí por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).


FONTE: Governo do Estado
Tags »
Notícias Relacionadas »