Inmetro reforça inspeções obrigatórias para uso seguro do GNV

Instituto alerta motoristas sobre riscos das instalações irregulares de Gás Natural Veicular (GNV) e reforça necessidade de inspeção anual e requalificação dos cilindros a cada cinco anos. Quem não cumprir normas está sujeito a multa e retenção do veículo, além de risco à vida.

Redação Nx Notícias
08/06/2025 23h19 - Atualizado há 1 mês
Inmetro reforça inspeções obrigatórias para uso seguro do GNV
Divulgação/Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) voltou a reforçar a importância da segurança no uso do Gás Natural Veicular (GNV). O órgão lembra que o uso é seguro desde que sejam obedecidas rigorosamente todas as exigências técnicas e legais previstas nas portarias vigentes. A negligência pode levar a acidentes graves, como explosões, vazamentos e incêndios.

Entre os principais alertas do Inmetro está a obrigatoriedade de requalificação dos cilindros de GNV a cada cinco anos. Além disso, motoristas devem realizar inspeções anuais de segurança veicular, feitas apenas por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA). O Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido após essas vistorias, é essencial para o licenciamento do veículo, conforme exige a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Na maioria dos acidentes, o que se identifica é a negligência por parte dos usuários: seja ao instalar os sistemas de GNV em oficinas clandestinas, seja por não realizar as inspeções de segurança veicular anuais, seja por não fazer as devidas requalificações dos cilindros, bem como por não realizar a manutenção adequada dos veículos”, alerta Marcos Barradas, coordenador de Acreditação do Inmetro.

As falhas mais comuns incluem instalações clandestinas, componentes não certificados, cilindros vencidos ou sem inspeção, além da ausência do CSV. Esses descuidos representam riscos sérios como:

- Explosões durante o abastecimento;

- Vazamentos de gás no interior dos veículos;

- Intoxicação ou asfixia por inalação;

- Incêndios e perda total do veículo;

- Multas, pontos na CNH e retenção do carro.

É fundamental que os motoristas sigam todas as etapas exigidas para garantir o uso seguro do GNV. O Inmetro define critérios técnicos rigorosos justamente para prevenir acidentes e proteger vidas. A inspeção anual e o reteste dos cilindros não são burocracia — são medidas essenciais de segurança”, enfatiza o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

O Inmetro reforça: o GNV é uma opção vantajosa, com economia no abastecimento, menos impacto ambiental e, em alguns estados, desconto no IPVA. No entanto, segurança só existe com responsabilidade.

Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria do Inmetro:
? 0800 285 1818 (apenas de fixo, das 8h às 16h30)

 


Tags »
Notícias Relacionadas »