O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, neste sábado (7), um novo foco de gripe aviária em aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, no estado do Mato Grosso. De acordo com a pasta, o vírus identificado é da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
A propriedade afetada foi imediatamente interditada pelo Serviço Veterinário Oficial, que também realizou a coleta de amostras para exames laboratoriais. Os testes confirmaram a presença do vírus. Este é o quarto foco de gripe aviária registrado no Brasil envolvendo aves não comerciais.
No domingo (8), tiveram início as medidas de erradicação e as ações de vigilância em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. O Mapa informou que não há granjas comerciais na área atingida.
Apesar do novo foco, o governo federal esclarece que o consumo e a exportação de produtos avícolas brasileiros continuam seguros. A ocorrência em aves de subsistência não afeta o comércio internacional e não modifica o período de vazio sanitário de 28 dias iniciado após o foco anterior em aves comerciais, no município de Montenegro (RS).
O Ministério reforça que as ações de vigilância seguem em todo o território nacional, especialmente nas regiões com registros anteriores da doença.