Prefeitura libera vacina da dengue para adolescentes de 14 anos

Com novo lote de 13 mil doses, FMS retoma vacinação contra a dengue em Teresina para jovens de 14 anos. Aplicação está disponível em UBSs e no Teresina Shopping sem agendamento.

Redação Nx Notícias
02/07/2025 23h54 - Atualizado há 6 horas
Prefeitura libera vacina da dengue para adolescentes de 14 anos
Foto: ASCOM/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) retomou nesta semana a aplicação da primeira dose da vacina contra a dengue em adolescentes de 14 anos em Teresina. A vacinação pode ser feita sem agendamento, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quanto no posto fixo localizado no Teresina Shopping.

A ampliação da faixa etária foi possível após o recebimento de um novo lote com 13 mil doses, entregue pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (30). Segundo a coordenadora de imunização da FMS, Emanuelle Dias, a decisão de focar nos adolescentes de 14 anos tem o objetivo de garantir a vacinação antes que eles completem 15 anos e saiam do grupo prioritário. Como estamos recebendo quantitativos pequenos do Ministério da Saúde, decidimos modificar a logística para priorizar os adolescentes de 14 anos, antes que mudem de idade e saiam do público alvo, explicou.

Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se possível, o cartão de vacina. As 91 UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Já o posto do Teresina Shopping abre de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

Segundo o IBGE, Teresina tem cerca de 57.785 adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo que integra a prioridade da campanha de vacinação contra a dengue. Desde o início da campanha, 14.344 jovens receberam a primeira dose e 8.902 já completaram o esquema com a segunda dose, que também continua disponível.

A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre elas. Lembramos que a vacina da dengue é administrada em um esquema de duas doses, dadas em um intervalo de no mínimo três meses, destacou Emanuelle Dias.


Tags »
Notícias Relacionadas »