O Governo do Estado do Piauí autorizou a realização de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 30 instrutores de trânsito. A medida visa reforçar a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), especialmente diante da expansão de ações educativas e da implementação do Programa CNH Social.
A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (24), por meio de decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles. Os instrutores contratados atuarão em atividades pedagógicas e formativas voltadas para a educação no trânsito. Os contratos poderão ser prorrogados, desde que o período total não ultrapasse quatro anos.
A seleção será organizada pelo próprio Detran, que divulgará edital com todas as informações, como número de vagas, exigências, carga horária, formato da prova, critérios de avaliação, conteúdo programático e remuneração.
O decreto foi embasado em estudo técnico que identificou a carência de profissionais no atual quadro do Detran-PI. A decisão também levou em conta parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Estado e portarias da Secretaria da Administração que autorizaram o atendimento à demanda emergencial.