A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu nesta quarta-feira (20) a leitura de seis projetos apresentados pelo deputado Rubens Vieira (PT). As propostas têm como objetivo criar políticas estaduais em diferentes áreas, com destaque para a empregabilidade de egressos do ensino técnico e superior e o incentivo ao ecoturismo e ao turismo sustentável.
O parlamentar também protocolou iniciativas para instituir a Política Estadual de Estímulo à Atenção e Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Política Estadual de Fortalecimento do Cooperativismo da Agricultura Familiar e da Agroindústria Familiar, a Política Estadual de Prevenção e Combate a Fraudes Virtuais e Crimes Cibernéticos, além da Política Estadual de Incentivo, Fortalecimento e Desenvolvimento do Terceiro Setor e da Política Estadual de Reconhecimento e Valorização da Economia do Cuidado.
Na mesma sessão, foi lido um indicativo de projeto do líder do MDB, João Mádison, que altera a legislação do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, acrescentando nova alínea ao artigo 70. Também entraram na pauta a homenagem proposta por Franzé Silva (PT), que concede título de cidadania piauiense ao conselheiro Antônio Roque Citadini, e a iniciativa de Dr. Gil Carlos (PT) para reconhecer a utilidade pública da Associação dos Apicultores de Coronel José Dias.
Entre os requerimentos, Wilson Brandão (PP) solicitou informações à Águas do Piauí sobre investimentos em Pedro II, enquanto Francisco Limma (PT) pediu à Equatorial a instalação de rede elétrica na comunidade Pau D’arco, em Parnaguá. Para o litoral, Dr. Hélio (MDB) defendeu a instalação de um redutor de velocidade na BR-343, em frente ao Condomínio Parnaíba Residence. Em Teresina, Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) solicitou a criação de um ambulatório para doenças raras no Hospital Getúlio Vargas, e Gessivaldo Isaías (Republicanos) pediu a implantação de uma creche no bairro Dirceu.