Brasil e Irlanda desarticulam quadrilha de tráfico internacional de mulheres

Operação Cassandra identificou cerca de 70 vítimas e cumpriu prisões e buscas em seis estados brasileiros e na Irlanda.

Redação Nx Notícias
03/09/2025 20h59 - Atualizado há 5 horas
Brasil e Irlanda desarticulam quadrilha de tráfico internacional de mulheres
Agência Brasil/Arquivo

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Federal, desarticulou uma organização criminosa transnacional especializada no tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual. A ação ocorreu nesta quarta-feira (3) durante a Operação Cassandra, deflagrada simultaneamente no Brasil e na Irlanda.

No Brasil, a operação mobilizou 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal, cumprindo 5 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. A Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos.

Na Irlanda, a operação recebeu o nome de Operation Rhyolite, conduzida pela Europol e pela Garda National Protective Services Bureau, com cumprimento de três prisões e mandados de busca em residências e estabelecimentos ligados ao grupo.

As investigações indicam que a quadrilha atua desde 2017 e já submeteu cerca de 70 mulheres a exploração sexual, com forte controle e coerção. Além do tráfico de pessoas, o grupo também praticava lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e fraudes tributárias, movimentando valores por meio de empresas de fachada, falsificação documental e mecanismos ilícitos.

Segundo a coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marina Bernardes, a ação reforça a importância da articulação internacional. Essa operação demonstra, mais uma vez, a importância da cooperação internacional no enfrentamento ao tráfico de pessoas, um crime que não conhece fronteiras e exige respostas articuladas entre países. Do ponto de vista da política nacional, a operação reforça o compromisso do Brasil em proteger as vítimas do crime e responsabilizar organizações criminosas que atuam de forma transnacional”, afirmou.

Cooperação internacional

A operação é resultado do acordo de cooperação firmado em março entre o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, que fortaleceu o intercâmbio entre a PF e a Europol.

Canais de denúncia

Casos suspeitos de tráfico de pessoas podem ser denunciados no Brasil pelo Disque 100, pelo Ligue 180 ou pelo Comunica PF. No exterior, as vítimas devem procurar embaixadas ou consulados brasileiros.


    Tags »
    Notícias Relacionadas »