Projeto Piauí Inteligência Artificial é finalista de prêmio da Unesco

Iniciativa do Governo do Piauí é reconhecida pela Unesco entre 86 projetos internacionais por integrar a Inteligência Artificial ao currículo das escolas públicas e promover inclusão e equidade na educação.

13/10/2025 01h59 - Atualizado há 19 horas

O projeto Piauí Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Governo do Piauí em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi selecionado pela Unesco como finalista do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa 2025, que reconhece o uso de tecnologias digitais na educação.

A iniciativa foi indicada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco e se destacou entre 86 propostas de mais de 50 países e organizações internacionais. O programa analisa criticamente a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no ensino e incentiva seu uso ético, com foco na inclusão e na equidade.

Em seu site, a Unesco explica que o projeto promove lideranças locais para a integração responsável da IA nas escolas. “Com o objetivo de integrar a IA ao currículo escolar público no estado do Piauí, tornando-a disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio, o Piauí Inteligência Artificial oferece um programa de aprendizagem de três anos que integra a ética da IA ​​em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, tornando-a acessível em ambientes com poucos recursos”, destacou a organização.

O programa beneficia mais de 90 mil estudantes em 540 escolas públicas e já capacitou mais de 680 professores, preparando jovens e educadores para o futuro digital.

A conquista foi celebrada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). “O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a seleção do projeto Piauí Inteligência Artificial para a edição de 2025 do prêmio”, afirmou o órgão em nota oficial.

Segundo o júri internacional, o projeto piauiense é “um modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação”.


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