Onça-pintada é capturada após ataque fatal a caseiro no Pantanal

Animal foi monitorado e será levado a centro de reabilitação após possível envolvimento na morte de um homem na região de Aquidauana, em MS.

Redação NX Notícias
24/04/2025 11h50 - Atualizado há 1 semana
Onça-pintada é capturada após ataque fatal a caseiro no Pantanal
Foto: PMA

Uma onça-pintada foi capturada nesta semana nas proximidades do local onde um caseiro foi atacado e morto, no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, região do Pantanal. O animal, um macho de 94 quilos, foi encontrado por uma equipe composta por pesquisadores, guias e policiais ambientais. Segundo informações da CNN Brasil, após a captura, a onça passou a ser monitorada com equipamentos que acompanham os batimentos cardíacos e temperatura corporal. Um acesso venoso também foi instalado, caso haja necessidade de aplicação de medicamentos.

"Vamos levar a onça para um centro de reabilitação. Queremos entender o que aconteceu. Dá pra ver que o bicho está bem magro", declarou o pesquisador Gedienson Araújo, que participou da operação.

O ataque fatal ocorreu na última segunda-feira (21), próximo ao pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana. A vítima foi identificada como Jorge Ávalo, de 60 anos. Chuvas intensas na região dificultaram as buscas pelo animal nos dias seguintes.

O local do incidente é de difícil acesso, com mata densa e rica biodiversidade. A região está entre as mais preservadas do país, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Pantanal abriga diversas espécies de grande porte, como a onça-pintada, a onça-parda, além de aves e répteis nativos.

As autoridades investigam se o animal capturado foi de fato o responsável pelo ataque. A onça permanecerá sob observação em centro especializado, enquanto análises comportamentais e de DNA são realizadas.


Tags »
Notícias Relacionadas »