O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta para aposentados e pensionistas sobre tentativas de golpe envolvendo a devolução de valores descontados indevidamente pelo INSS. Segundo o comunicado, não é necessário acessar links ou fornecer dados pessoais para receber o ressarcimento.
Os valores descontados em abril ficaram retidos e serão devolvidos automaticamente na folha de pagamento de maio, que ocorre entre 26 de maio e 6 de junho, conforme informado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Descontos de mensalidades associativas realizados antes de abril de 2025 ainda serão analisados por um grupo especial da Advocacia-Geral da União (AGU), que definirá a forma de ressarcimento.
O Ministério da Previdência alertou que golpistas estão abordando segurados com a promessa de "agilizar o recebimento dos valores atrasados" mediante acesso a links suspeitos enviados por e-mail, aplicativos de mensagens e outros meios.
— “Cuidado, é golpe!”, enfatiza a nota do órgão.
A recomendação é que beneficiários não cliquem em links, não forneçam informações pessoais e consultem apenas os canais oficiais do INSS, como a Central 135 ou o aplicativo Meu INSS.