A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) voltará a debater o sistema de transporte rodoviário intermunicipal. Nesta segunda-feira (28), o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), recebeu o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado do Piauí (Sineônibus), Francisco Arêa Leão, para iniciar as discussões sobre um novo projeto de lei que regulamenta o setor.
"Eles vieram aqui trazer as demandas, as necessidades das empresas de ônibus piauienses que prestam serviço no transporte intermunicipal. Chegou aqui na Casa um novo projeto de lei que vamos discutir, melhorá-lo e trazer para votação no Plenário depois de transitar pelas comissões", explicou Severo Eulálio.
Em 2023, a Alepi já havia realizado amplas discussões sobre o tema, após a chegada de um projeto encaminhado pelo Governo do Estado. Agora, a nova proposta pretende aperfeiçoar a legislação vigente, buscando atender às necessidades das empresas e garantir mais segurança para os usuários.
De acordo com Francisco Arêa Leão, a principal preocupação do setor é o avanço do transporte clandestino, que tem prejudicado as operadoras regulares.
"O que hoje traz muita preocupação ao sistema é que tem muitas empresas que vêm operando há muitos anos, empresas tradicionais do Piauí que têm um número de funcionários muito elevado, e que, de repente, algumas delas foram dissolvidas pela falta de controle no transporte clandestino", pontuou o presidente do Sineônibus.
O novo projeto deve tramitar nas comissões temáticas antes de ser levado à votação em plenário.