A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) realizou o pagamento das bolsas do Programa Oportunidade Jovem, referentes ao mês de maio, contemplando mais de 2.900 alunos da rede estadual. Cada estudante recebeu R$ 350,00, por meio de transferência via PIX.
A iniciativa beneficia jovens que atuam nos eixos de Monitoria Estudantil e Estágio Obrigatório Remunerado, promovendo a permanência na escola e ampliando o vínculo com o ambiente de aprendizagem. O investimento total nesta etapa foi de R$ 1.024.800,00.
Para a estudante Maria Eduarda Mesquita, do 2º ano do CETI José Mendes, em Joaquim Pires, ser monitora de Língua Portuguesa é uma oportunidade de crescimento. “Ser monitora de Língua Portuguesa tem sido uma experiência incrível. Ajudo os alunos da 1ª série que têm dificuldade em algumas disciplinas, e isso tem feito a diferença no aprendizado de cada um deles. A bolsa é um incentivo importante que valoriza nosso esforço e nos motiva ainda mais.”, relatou.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou que o programa vai além do incentivo financeiro: “O Programa Oportunidade Jovem é mais do que um auxílio financeiro, é uma ponte entre a Educação e o mundo do trabalho, oferecendo estímulo, experiência e reconhecimento. Queremos que nossos estudantes protagonizem, sonhem grande e saibam que têm o nosso apoio para transformar sonhos em realidade.”, afirmou.
O programa é uma das ações estratégicas do governo para fortalecer a formação cidadã e profissional dos estudantes, reforçando a política de valorização e permanência no ensino médio.