O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 82 anos, falou publicamente nesta segunda-feira (19) sobre o diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado, com metástase nos ossos. A informação havia sido confirmada no domingo (18) por sua assessoria.
Em comunicado, Biden declarou: “O câncer afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio”.
Segundo o gabinete do ex-presidente, o tumor foi classificado com escore de Gleason 9, indicando um dos níveis mais agressivos da doença. A pontuação avalia a aparência das células cancerígenas em comparação com células saudáveis, em uma escala de 1 a 10.
A equipe médica detectou a doença após exames realizados na semana passada, motivados por sintomas urinários e um pequeno nódulo. O diagnóstico foi confirmado na sexta-feira (16), mas só veio a público dois dias depois.
Até o momento, não há informações sobre o tipo de tratamento que Biden irá seguir.
Durante seu mandato e a campanha eleitoral do ano passado, a idade e a saúde do ex-presidente já eram motivo de questionamentos. Após críticas intensificadas durante o debate com Donald Trump, Biden desistiu da tentativa de reeleição.