A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (9), o Indicativo de Projeto de Lei que cria o piso salarial dos técnicos em radiologia da rede pública e privada de saúde. O valor proposto é de R$ 3.596,30, já considerando o adicional de 40% de insalubridade sobre o salário-base de R$ 2.568,79.
A jornada semanal será de 24 horas, e o piso será atualizado anualmente conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O projeto é de autoria do deputado Rubens Vieira (PT) e agora aguarda o envio de uma Mensagem do governo estadual para ser apreciado em definitivo pela Alepi.
Na mesma sessão, os deputados aprovaram em segunda votação sete projetos de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, economia e trânsito. São eles:
Política de Valorização da Economia do Cuidado (Rubens Vieira)
Saúde Integral das Populações do Campo (Rubens Vieira)
Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (Rubens Vieira)
Incentivo à Leitura e Bibliotecas Comunitárias (Rubens Vieira)
Proteção dos Direitos da Pessoa com Câncer (Bárbara do Firmino)
Política dos Deslocados Ambientais e Climáticos (Francisco Limma)
Educação no Trânsito nas Escolas (Ana Paula)
O plenário também aprovou quatro títulos de cidadania propostos pelo líder do governo, Dr. Vinícius (PT), para os empresários cearenses Jonatas Dantas Filho, Marcos Studart Gomes Lima, Victor Studart Gomes Lima, e para o humorista Mução.
Outros títulos foram concedidos à professora baiana Dayse Batista dos Santos (proposta de Francisco Limma) e ao médico paulista José Alexandre Leal Borges (proposto por Evaldo Gomes).
Foram reconhecidos como patrimônios imateriais do Piauí:
Festejos de São Pedro (Teresina, bairro Poti Velho) – Ana Paula
Banda Musical Simplício Dias – Gracinha Mão Santa
Exposição Agropecuária de Parnaíba – Gracinha Mão Santa
A fava como patrimônio cultural alimentar – Severo Eulálio
Tanque do Piauí como Capital da Fava – Severo Eulálio
A Alepi também aprovou o reconhecimento de utilidade pública da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Manoel Emídio, proposta por Dr. Marcus Vinícius Kalume. Já o projeto "Salve a Criança", de Amarante, foi incluído como entidade beneficiária de subvenções sociais, por iniciativa de Dr. Vinícius.