Lula acusa Bolsonaro de acionar Trump por meio do filho

Em evento no ES, Lula afirmou que Eduardo Bolsonaro foi aos EUA pedir a Donald Trump que pressionasse o Brasil com tarifas.

Redação NX Notícias
11/07/2025 17h03 - Atualizado há 5 dias
Lula acusa Bolsonaro de acionar Trump por meio do filho
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante evento em Linhares (ES) nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro enviou seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), aos Estados Unidos para pedir ajuda ao ex-presidente Donald Trump e pressionar o Brasil com tarifas.

“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado... E ele mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça: ‘Ah, se não liberarem o Bolsonaro eu vou taxar vocês’”, declarou Lula.

Em tom crítico, o presidente completou: “A coisa mandou um filho, que é deputado, se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, salva meu pai’. É preciso essa gente criar vergonha na cara.”

A fala acontece após o anúncio de Donald Trump, feito na quarta-feira (9), de que os Estados Unidos aplicarão, a partir de 1º de agosto, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi comunicada a Lula por carta, onde Trump também criticou o julgamento de Bolsonaro no STF e afirmou, de forma incorreta, que os EUA têm déficit comercial com o Brasil.

Lula rebateu: “Em 15 anos, entre comércio e serviços, nós temos um déficit de 410 bilhões de dólares com os EUA. Eu que deveria taxar ele.”

O presidente reafirmou que deseja negociar, mas avisou que, caso não haja acordo, o Brasil vai aplicar a Lei de Reciprocidade: “Taxou aqui, a gente taxa lá”.


Notícias Relacionadas »