Bolsonaro é impedido de se aproximar de embaixadas no DF

Ex-presidente deve manter 200 metros de distância das 132 representações diplomáticas em Brasília, por ordem do STF.

Redação NX Notícias
19/07/2025 16h08 - Atualizado há 20 horas
Bolsonaro é impedido de se aproximar de embaixadas no DF
Foto: Reprodução EPTV

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Jair Bolsonaro não se aproxime das 132 embaixadas localizadas em Brasília. A decisão também exige o uso de tornozeleira eletrônica, já instalada nesta sexta-feira (18).

A medida estabelece que o ex-presidente mantenha pelo menos 200 metros de distância de qualquer representação diplomática e proíbe contato com embaixadores ou representantes de outros países. O prazo da restrição não foi definido.

De acordo com levantamento do IPEDF, as embaixadas estão concentradas em três áreas da capital: Asa Sul, Asa Norte e Lago Sul. No Jardim Botânico, onde Bolsonaro mora, ficam as embaixadas do Sri Lanka e da Macedônia do Norte.

Também nas imediações das pontes JK e Honestino Guimarães, que ligam o Jardim Botânico ao centro de Brasília, estão diversas sedes diplomáticas, como as de Bangladesh, Zâmbia, Sérvia, Líbano e Coreia do Norte.

Bolsonaro já se hospedou em embaixada

Em fevereiro de 2024, Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria, após ser alvo de operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte e prendeu dois ex-assessores.

Imagens de câmeras confirmaram a permanência do ex-presidente no local. A defesa negou pedido de asilo. Pela Convenção de Viena de 1961, embaixadas são espaços protegidos, e só podem ser acessadas por autoridades brasileiras com autorização do país anfitrião.


Notícias Relacionadas »