Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram neste domingo (3) em várias capitais e cidades do interior para pedir anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. As manifestações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Belém, entre outras localidades.
Em São Paulo, a Avenida Paulista foi o principal ponto de concentração. O ato, convocado pelo pastor Silas Malafaia, contou com cartazes contra o Supremo Tribunal Federal (STF), críticas ao ministro Alexandre de Moraes e pedidos de anistia. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) participou do evento.
No Rio, a manifestação ocorreu na orla de Copacabana. O senador Flávio Bolsonaro discursou e colocou o pai no viva-voz brevemente. O governador Cláudio Castro (PL) também falou no carro de som. Jair Bolsonaro, impedido de participar por medidas cautelares impostas por Moraes, segue proibido de sair de casa aos fins de semana e usa tornozeleira eletrônica.
Na capital baiana, manifestantes se concentraram no Farol da Barra e usaram trio elétrico. O grupo entoou o hino nacional e fez orações. Faixas em apoio a Donald Trump e críticas ao presidente Lula e ao STF foram expostas. Em Vitória (ES), os manifestantes atravessaram a Terceira Ponte. Em Recife, houve caminhada da Padaria Boa Viagem até o Pina.
Na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o protesto teve a presença dos deputados Nikolas Ferreira (PL) e Bruno Engler (PL). Em Brasília, o Eixão Sul foi palco da manifestação, com bandeiras do Brasil, dos EUA e de Israel.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou do ato em Belém. Em Florianópolis, o vereador Carlos Bolsonaro compareceu à manifestação em Criciúma e é esperado na capital catarinense. Cidades do interior paulista como Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto também registraram atos.
Foto: Reprodução/ TV Globo