Parceria entre Prefeitura e IFPI vai ofertar 100 cursos gratuitos

Acordo entre a Prefeitura de Teresina e o IFPI vai oferecer mais de 100 cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa, firmada com apoio do Banco do Nordeste, prevê qualificação para mais de 2 mil pessoas e linhas de crédito com juros reduzidos para quem deseja montar o próprio negócio.

Redação Nx Notícias
05/08/2025 00h01 - Atualizado há 1 semana
Parceria entre Prefeitura e IFPI vai ofertar 100 cursos gratuitos
Foto: Jailson Soares/SEMCOM

A Prefeitura de Teresina firmou, nesta segunda-feira (4), um convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para ofertar mais de 100 cursos profissionalizantes gratuitos. A parceria vai beneficiar mais de 2 mil pessoas, com foco na qualificação profissional e no apoio ao empreendedorismo.

A iniciativa será executada pela Fundação Wall Ferraz (FWF) com apoio do Banco do Nordeste, que oferecerá linhas de crédito com juros reduzidos para quem deseja montar o próprio negócio.

O prefeito Silvio Mendes destacou que o objetivo é ampliar oportunidades: “É um convênio que a gente assina agora com o Instituto Federal, o reitor Paulo e o Kleber Montezuma, para que possamos fazer mais de cem cursos profissionalizantes. Tem também a parte de financiamento através do Banco do Nordeste, e a gente abre vagas para mais de 2 mil pessoas que vão aumentar a possibilidade de arranjar um trabalho ou montar o próprio negócio. Que todos possam viver bem e ter mais renda para que a gente possa viver com mais dignidade – quem faz e quem cuida da sua família”, afirmou.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, ressaltou o alcance social da medida: “Primeiro, a gente tem que celebrar essa parceria, entre o Instituto Federal e a prefeitura que vai trazer: educação, capacitação e qualificação para mais de duas mil pessoas da região periférica de Teresina, ou seja, recurso que está sendo fomentado tanto pela Caixa Econômica como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Acho que toda a equipe da Prefeitura, todo o Instituto vai dar um salto de qualificação e de qualidade, sobretudo para a população de Teresina”.

O presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, explicou as condições do crédito: “Temos uma parceria interessante com o Banco do Nordeste, que através dessa parceria o pessoal poderá acessar créditos. Com taxas de juros de mãe muito bondosa para filho. A taxa de juros que nós temos hoje da SELIC de 15%, a desse programa é de 0,8% ao mês, chega a 8,75% ao ano. Então, isso possibilita a qualificação profissional, o acesso do mercado de trabalho, o acesso a crédito para abrir o seu primeiro negócio e aí ter a renda, melhorar de vida e prosperar”, destacou.

O evento de assinatura do convênio ocorreu no Palácio da Cidade, reunindo representantes da Prefeitura, IFPI e Banco do Nordeste. Os cursos e linhas de crédito serão implementados nos próximos meses com prioridade para famílias de baixa renda e empreendedores iniciantes.


Tags »
Notícias Relacionadas »