Alckmin anuncia entrada do audiovisual no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

Admissão do setor no CNDI atende a um pleito feito pelo Ministério da Cultura. Setor do audiovisual gerou mais de 126 mil empregos e R$ 24,5 bilhões para o PIB de 2019.

Agência Gov | Via Mdic
28/10/2024 23h06 - Atualizado há 2 meses
Alckmin anuncia entrada do audiovisual no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial
Cadu Gomes/VPR
 

A abertura do Seminário Economia do Audiovisual e Interseccionalidades reuniu, nesta segunda-feira (28), autoridades governamentais e especialistas do setor em torno de questões sobre o desenvolvimento cultural e industrial do audiovisual brasileiro. Além de apresentar um panorama atual da indústria cinematográfica nacional e as possibilidades de crescimento do setor, o evento apresentou novidades, como a inclusão do audiovisual no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

“A indústria do audiovisual vai fazer parte do CNDI”, garantiu Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, após contar sobre o pleito da admissão do setor feito pelo Ministério da Cultura (MinC).

Além disso, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) celebrou uma cooperação técnica com o MinC para realização de um estudo mais amplo da indústria audiovisual, que aponte seu tamanho, localização, principais produtos, geração de emprego, participação do PIB e outros detalhes que forneçam a importância do setor para a economia nacional.

Como novo integrante da Nova Indústria Brasil, o setor audiovisual se destaca pela criatividade e necessidade da conservação da memória nacional. “O audiovisual mexe com a economia criativa, que hoje já é importantíssima e no futuro será muito mais. Já contamos com mais de 600 mil empregos neste setor no Brasil e a tendência é crescer ainda mais”, destacou Alckmin.

Na ocasião, o ministro ainda destacou a importância da elaboração de um Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual a cargo do MINC, assim como colocou à disposição os serviços da Apex. “É uma agência que tem duas missões: atrair investimentos para o Brasil e promover o nosso país lá fora. Então, conte com a Apex para a gente divulgar a nossa cultura, a nossa arte e poder ter mais espaço ainda no mundo todo”, argumentou.

 

 

FONTE: Governo Federal
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