Descubra qual suco natural pode reduzir colesterol e pressão arterial

Pesquisas recentes mostram que o consumo regular do suco traz benefícios ao coração e ao sistema circulatório, mas alerta é para consumo moderado.

Redação NX Notícias
25/04/2025 14h05 - Atualizado há 1 semana
Descubra qual suco natural pode reduzir colesterol e pressão arterial
Reprodução via I.A

Além de ser uma bebida saborosa e nutritiva, o suco de laranja pode desempenhar um papel importante na redução do colesterol e da pressão arterial, apontam estudos recentes. Esses dois fatores são grandes vilões da saúde cardiovascular e estão diretamente ligados a riscos de infarto e derrame.

Uma pesquisa publicada em 2023 na revista Lipids in Health and Disease acompanhou 129 pessoas, entre 18 e 66 anos, durante um ano. Os resultados mostraram que quem consumia dois copos diários de suco de laranja (cerca de 480 ml) apresentou redução significativa dos níveis de colesterol total e, especialmente, do colesterol LDL — o chamado "colesterol ruim".

Aqueles que mantiveram o hábito regular de consumo tiveram melhoras tanto entre quem já possuía níveis normais quanto entre indivíduos com colesterol alto.

Uma meta-análise de nove estudos também confirmou o benefício do suco de laranja na diminuição do LDL. No entanto, não foram observadas alterações significativas no HDL (colesterol bom) ou no colesterol total em todos os casos analisados.

O suco de laranja também apresentou resultados positivos na redução da pressão arterial. Estudo realizado em 2021 indicou que o consumo por 12 semanas reduziu a pressão sistólica e a pressão de pulso, efeito atribuído à hesperidina, um flavonoide presente naturalmente na fruta, capaz de melhorar a função dos vasos sanguíneos.

Especialistas, no entanto, alertam que, devido ao alto teor de açúcar natural da bebida, o consumo deve ser moderado, especialmente por diabéticos e pessoas que buscam emagrecer.

Incluir o suco de laranja na alimentação, com equilíbrio, pode ser um passo importante para fortalecer a saúde do coração e do sistema circulatório.


Notícias Relacionadas »