STF: Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Mauro Cid

Ministro votou pela absolvição de cinco réus, mas condenou Braga Netto e Mauro Cid por tentativa de golpe.

Redação Nx Notícias
11/09/2025 03h20 - Atualizado há 2 dias
STF: Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Mauro Cid
Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição de Jair Bolsonaro e de outros cinco aliados no julgamento da trama golpista.

Após quase 13 horas de leitura, Fux concluiu pela condenação do general Braga Netto e de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Apesar da divergência, o placar pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus segue em 2 votos a 1, já que os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente e dos demais acusados.

Com o voto de Fux, formou-se maioria pela condenação de Braga Netto e Mauro Cid — os ministros ainda vão decidir se a pena de Cid será reduzida ou até extinta, em razão da colaboração premiada.

Acusados de tentar um golpe de Estado após Bolsonaro perder as eleições de 2022, todos os réus negam envolvimento em planos ou ações autoritárias.

Ainda faltam os votos de Cristiano Zanin e Cármen Lúcia,que serão proferidos na sessão desta quinta-feira (11), a partir das 14h.


Tags »
Notícias Relacionadas »