A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (23), o projeto da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) que cria o Programa de Acompanhamento Psicológico no Pós-Natal para Mães Recém-Paridas. A iniciativa tem como foco a prevenção e o tratamento da depressão pós-parto, fortalecendo ações de saúde mental materna.
O programa prevê acompanhamento psicológico, criação de rede de apoio, capacitação de profissionais de saúde e campanhas de conscientização. A execução ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde. “A implementação desse programa permitirá que o Estado do Piauí se posicione como um exemplo de cuidado e responsabilidade com a saúde mental das mulheres”, justificou a deputada no projeto.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram proposta da deputada Vanessa Tapety (MDB) que declara a Procissão do Fogaréu de Oeiras patrimônio cultural imaterial do Piauí, incluindo o evento da Semana Santa no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Outras matérias também foram aprovadas: dois Indicativos de Projeto de Lei do deputado licenciado Coronel Carlos Augusto (MDB), que tratam da gestão de risco nos presídios e do acesso das forças de segurança a dados de monitoração eletrônica de pessoas com medidas cautelares; além do reconhecimento de utilidade pública para a Associação dos Apicultores de Coronel José Dias e a Associação dos Vaqueiros e Criadores de Barras.
Os deputados ainda concederam seis títulos de cidadania piauiense. Entre os homenageados estão o prefeito de Recife, João Campos, indicado por Vanessa Tapety, e o médico Vinícius Oliveira Ferro Costa. Outros agraciados foram Rose Fritzen, Kelly Gonçalves, Carlos Prado e Roque Citadini, em proposições de Gessivaldo Isaías (Republicanos), Aldo Gil (PP), Dr. Hélio (MDB) e Severo Eulálio (MDB), respectivamente.